Filtro para piscina

Nos dias de calor, não há nada mais refrescante do que mergulhar numa piscina limpa, mas para isso você precisará de um filtro para piscina. Mergulhar e poder se refrescar à vontade é muito revigorante, mas se você deseja ter uma piscina em casa, é preciso estar atento para alguns cuidados importantes para manter a qualidade da água,  como a instalação de um filtro adequado para realizar a limpeza da água, além de outros detalhes como o local onde vai construir – quintal de casa, chácara, jardim,fazenda, no andar térreo ou cobertura de um prédio – a manutenção, e principalmente a instalação de um filtro para piscina.

Filtro para piscina

Filtro para piscina com mangueira flexível, para piscinas móveis, como a de vinil.

Como funciona o filtro para piscina?

O filtro de piscina, como o nome sugere, é responsável por reter as partículas suspensas na água. Ele pode ser composto por camadas de areia, tecido, ou outro material com capacidade de filtragem, que fica armazenado dentro de um tanque, por onde passa a água da piscina. Ao sair deste tanque, deixa retida na areia todas as impurezas. Existem várias empresas que oferecem filtros de alta qualidade e performance, sendo de fácil manuseio e manutenção, sendo resistentes ás altas pressões e protegidos contra corrosões provocadas pelo uso contínuo, desgaste natural ou pelo contato com o cloro presente na água, que é conhecidamente um grande agente na corrosão de matais, motores e estruturas.

funcionamento do filtro para piscina

Esquema básico de instalação de um filtro para piscina em uma piscina com aquecedor.

Escolha do filtro para piscina

A escolha de um filtro para piscina vai depender muito de cada modelo de piscina, da periodicidade com que é feita a manutenção da piscina, volume, etc. Quanto maior for o volume de água da piscina, maior terá de ser a vazão do filtro da piscina, para garantir que a água esteja sempre em condições de se tomar banho. Dependendo da região onde estiver  instalada a piscina, podem haver fatores adicionais a se considerar, como deposição de poeira muito grande ou mesmo se houver uma quantidade de insetos muito grande que podem se acumular na piscina, que precisarão ser filtrados junto com outras impurezas pelo filtro.

Vale lembrar que o filtro serve principalmente para piscinas fixas, como as piscinas de fibra, piscinas de concreto, ou outras, pois é pouco econômico instalar um filtro para piscina quando a água for ficar parada por pouco tempo e quando o volume for muito pequeno – neste caso é mais barato trocar a água da piscina regularmente à instalar um filtro para piscina – como pode ser o caso em piscinas de vinil e outras piscinas móveis.

filtro para piscina sem bomba

filtro para piscina sem bomba, funciona de maneira passiva removendo lentamente as impurezas da água.

Cuidados adicionais do filtro para piscina

Com o uso correto do filtro para piscina, você sempre terá uma piscina limpa, livre de sujeiras. Porém alguns cuidados devem ser tomados, que vão desde a aplicação correta do cloro até a limpeza e manutenção dos filtros. É importante lembrar que é preciso ter atenção a alguns detalhes durante a utilização da piscina:

  • Evitar consumir alimentos nas bordas ou dentro da água, para não sobrecarregar o filtro para piscina com sujeiras e migalhas;
  • Instalar um chuveiro próximo à piscina para que os banhistas utilizem antes de entrar na piscina – retirando o suor e outros produtos do corpo, como hidratantes, cremes de cabelo, condicionadores, produtos clareadores ou óleos bronzeadores.
  • Limpeza periódica do filtro. Vai variar de acordo com cada modelo, basta consultar o manual do filtro para saber de quanto em quanto tempo é necessária a manutenção;
  • Realizar a manutenção periódica da piscina, como a colocação do cloro para piscina na água, evitando o apodrecimento da mesma;
  • A instalação de dispositivos aeradores, como cascatas para piscinas, além da função estética, ajudam a melhorar a qualidade da água;

Estes cuidados ajudam para que a água da piscina esteja adequada para uso, prolongando sua utilização e proporcionando momentos agradáveis. Utilizando de forma adequada e fazendo a manutenção periódica, sua piscina estará sempre pronta para ser utilizada e ser um lugar de relaxamento e descontração. Lembre-se porém de ler o manual do filtro da piscina para verificar cuidados adicionais que o filtro pode requerer.

refil filtro para piscina

A troca recolar do filtro interno do equipamento é essencial para manter o seu funcionamento correto.

Procure sempre a orientação de profissionais especializados, pois eles podem informar qual o tipo de filtro adequado para sua piscina. Verificar quais marcas estão no mercado e buscar referências de outros consumidores, assim você terá uma base e escolherá sempre o melhor. E depois de todos os cuidados tomados, é só aproveitar para usufruir de momentos de lazer e diversão durante as suas férias de verão ou períodos livres. Não há nada melhor do que saber aproveitar estes momentos.

filtro para piscina 2200 litros

filtro móvel para piscinas 2200 litros com vazão adequada para a mesma.

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.