Cloro para piscina

O cloro para piscina é um insumo essencial para você manter a qualidade da água da sua piscina. Ele previne o aparecimento de limo e algas, mantendo a água apropriada para o banho, mesmo ficando longos períodos exposta ao tempo. Ao planejar à sua piscina de fibra, vinil, azulejo ou seja qual for o material, é preciso pensar muito bem em tudo o que ela exige. O investimento é constante, porque além de sua estrutura ela requer manutenção frequente e cloração. É necessário tirar as sujeiras superficiais, como insetos, galhos, folhas, limpar as bordas que acumulam impurezas e tratar a água com o cloro.

cloro para piscina

A utilização do cloro é essencial para manter a qualidade da água da sua piscina.

Porque usar o cloro para piscina?

A água da piscina deve ser muito bem cuidada senão pode transmitir doenças. O tratamento da água é feito a partir do uso de diversos produtos químicos, e o mais importante deles é o cloro. Ele é fundamental para proteger e limpar a água, pois elimina os micro-organismos que contaminam, liberam odores e transitem doenças. O produto previne ainda a mudança de cor da água, o sabor, a proliferação de bactérias e evita o aumento do consumo de outros produtos químicos. Por isso o correto é utilizar um cloro de boa qualidade e de maneira correta.

Vale lembrar que as bactérias se alimentam de matéria orgânica presente na água da piscina, por isso manter em dia a limpeza e a manutenção da sua piscina pode reduzir à necessidade de cloro em relação a uma piscina com menos manutenção. Uma dica para isto é usar uma capa para piscina, que ajuda e impedir a entrada de sujeira na piscina enquanto ela não estiver sendo usada.

Tipos de cloro para piscina

Existem basicamente dois tipos de cloro no mercado: o superconcentrado e o granulado, e a melhor marca de produtos químicos para piscina é a HTH. O primeiro tipo possui cerca de 70% de cloro ativo, e é indicado para situações extremas, quando a água estiver esverdeada, em situações de forte chuvas ou então de uso intenso. Ele é o HTH Super Shock. Para aplicá-lo você deve ligar a piscina na posição “filtrar” e despejar 12,5 g por metro cúbico próximo ao ralo da piscina. A filtragem deve ser feita todos os dias por um período de seis horas, no mínimo.

Já o cloro granulado deve ser dissolvido na água antes de ser jogado na piscina. O correto é dissolver o produto em um balde, mas se você tiver um regador de plantas separe-o apenas para a aplicação do cloro, pois facilita o despejo do produto. Para cada mil litros de água é necessário 4 gramas de Cloro Granulado HTH. Despeje o produto por toda a lateral da piscina, para que ele não fique concentrado apenas de um lado e acione o filtro da piscina para misturar, e dependendo do modelo de piscina que você tiver instalado, pode até se valer da cascata para piscina para ajudar na mistura homogenia do cloro na água da piscina.

 

cloro para piscinas

diversas marcas de cloro para piscinas disponíveis no mercado, em diversas apresentações.

Preço do cloro para piscina

O cloro é o principal produto utilizado para fazer manutenção da água de sua piscina, por isso é bom primar pela qualidade. O produto não é barato, mas é necessário o investimento. Por exemplo, o Cloro Granulado HTH com 10 kg custa em média R$ 140. Já a embalagem do Super Shock de 500 gramas pode ser encontrado por R$ 20. Embora tenha o preço um pouco elevado, o produto dura bastante.

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.